Com suas mentes brilhantes e uma universidade que abriga um Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, a capital do país tem se destacado como um berço de startups, prontas para fornecer soluções tecnológicas inovadoras e transformadoras.
O contexto da pandemia da covid-19 e a necessidade de disseminação de conhecimento com rigor científico na época de propagação de fake news levou a biomédica e doutora em ciências médicas Andreanne Vasconcelos a fundar, junto com o pós-doutor em química sustentável José Roberto Leite, a startup People&Science, uma empresa de base tecnológica que atua com pesquisa, desenvolvimento e inovação para a geração de novos produtos e tecnologias na área de saúde humana e animal.
A People&Science também surgiu no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT-UnB), onde hoje é sediada. “Nos orgulhamos de sermos uma empresa de ciência e tecnologia 100% brasiliense. As universidades desempenham um papel crucial no desenvolvimento de startups, pois propiciam um ambiente à inovação e ao empreendedorismo com aproximação de laboratórios, centros de pesquisas, programas de pós-graduação, mentoria de professores e acesso a pesquisa e tecnologia de ponta”, afirma Dra. Andreanne, sócia-fundadora da empresa com José Roberto. “Nesse contexto, as ideias se transformam em produtos ou serviços inovadores para a sociedade. A colaboração entre universidades e startups também impulsiona a transferência de conhecimento e tecnologia para o mercado, alimentando o crescimento econômico e a criação de empregos”, acrescenta.
A empresa realiza pesquisa para desenvolvimento de soluções inovadoras, como a geração de produtos nanotecnológicos com aplicação na saúde, alimentos e cosméticos. Um dos projetos desenvolvidos pela People&Science é o PepMast, que está em fase de pesquisa clínica com um novo fármaco para tratamento de mastite bovina.
“Além disso, a People&Science atua em cooperação científica e tecnológica com outras empresas, como a Cycle Green Technologies, na construção de uma máquina inédita de reciclagem de plásticos. A empresa, em conjunto com a UnB, também realiza o evento Inovatec, um congresso científico aliado a feira de exposição de tecnologias nos temas de saúde, bioeconomia e sustentabilidade”, enumera Dra. Andreanne.
Além de serem peças-chave para a competitividade, a tecnologia e a inovação são um caminho para o desenvolvimento sustentável. Brasília é uma cidade que concentra pesquisadores e empreendedores cheios de potencial para desenvolver soluções inovadoras e vem contando cada vez mais com programas de incentivo a micro e pequenas empresas nas áreas de tecnologia e inovação.
Confira o artigo completo no site do Correio Braziliense.