Inovatec

Submissões de trabalho

Regulamento

A Comissão Científica V Encontro Internacional de Inovação em Saúde – V INOVATEC, torna pública a todos os interessados as normas para submissão e apresentação de trabalhos científicos para o referido evento, em conformidade com os termos estabelecidos no presente edital.
Os resumos aceitos serão publicados como Anais em revista científica internacional indexada.

  • A submissão de trabalhos deverá ser realizada exclusivamente na página da web do evento. Não serão aceitas submissões por e-mail.
  • Prazo para submissão: de 18 de março de 2023 até 31 de agosto de 2024 – PRORROGADO PARA 01 DE OUTUBRO DE 2024.
  • Não nos responsabilizamos por falhas de internet do usuário durante o envio ou submissões fora do prazo.
  • Os resumos podem ser em português ou inglês.
  • Os resumos deverão ser enviados na extensão PDF, seguindo o template disponibilizado nesta página de submissão.
  • Tipos de trabalhos: estudos experimentais (originais), relatos de caso ou revisão de literatura (revisão bibliográfica, revisão sistemática, meta-análise). Não serão considerados para apresentação projeto de pesquisa (proposta de estudo a ser realizado).
  • O APRESENTADOR do trabalho precisa ter inscrição confirmada no evento, sendo este o responsável pela submissão do resumo. O apresentador não precisa ser obrigatoriamente o primeiro autor do trabalho. Caso seja indicado outro apresentador no momento da submissão do trabalho, este deverá ter também inscrição confirmada.
  • Número máximo de autores em um trabalho: 10 (incluindo o apresentador e orientador).
  • Número máximo de submissões de trabalhos por inscrito no evento: 2.
  • Os co-autores de um trabalho poderão ser também co-autores em até 15 outros trabalhos.
  • Reforça-se que a submissão do resumo, apresentação do trabalho e publicação nos anais do evento estará condicionada à inscrição do APRESENTADOR e atendimento às normas de formatação do resumo.
  • No ato da submissão do trabalho, deverá ser informada a modalidade de apresentação desejada: poster (presencial), oral (presencial) ou oral (online síncrona).
  • Os resumos submetidos serão avaliados pela comissão científica e avaliadores convidados.
  • A divulgação dos trabalhos aceitos para apresentação será realizada até dia 22 de setembro de 2024. Um e-mail é enviado automaticamente ao responsável pela submissão do resumo. Certifique-se de que o e-mail esteja correto no ato da submissão.
  • As apresentações orais presenciais serão realizadas no dia 24 de novembro de 2024 (domingo) no período de 09:00 às 11:00 horas, na Ala Oeste do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
    As apresentações em poster presenciais serão realizadas no dia 24 de novembro de 2024 (domingo) no período de 09:00 às 11:00 horas, na Ala Oeste do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Os posteres deverão ser posicionados no local no dia anterior.
  • As apresentações online síncronas serão realizadas via sala virtual na plataforma Softaliza no dia 24 de novembro de 2024 (domingo) no período de 09:00 às 11:00 horas.
  • Tempo de apresentação: 10 minutos + 5 minutos de discussão.
  • As apresentações dos trabalhos serão avaliadas por membros da comissão científica e pesquisadores convidados, sendo responsabilidade do apresentador estar no local e no horário definido.
  • Se o número de trabalhos submetidos para apresentação oral presencial ficar incompatível com a capacidade do local, alguns trabalhos poderão ser convidados a apresentarem na forma online síncrona ou poster.
  • Instruções específicas poderão ser enviadas por e-mail aos apresentadores dos trabalhos aceitos em datas próximas ao evento. Por isso, atente-se ao cadastrar o e-mail corretamente.
  • Ciências da Saúde e Biológicas;
  • Biotecnologia e
  • Nanotecnologia;
  • Empreendedorismo em Saúde;
  • Saúde Pública e Epidemiologia;
  • Computação e Tecnologia da Informação aplicada à Saúde.
  • Bioeconomia, Meio Ambiente e AgroTech.
  • Enviar resumo de acordo com o modelo (template) disponível na página da web do evento.
  • Máximo de 250 palavras (sem contar título, autores, afiliações, palavras-chave e agradecimentos).
  • Máximo de caracteres no título: 150 (com espaço).
  • Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,0 e sem espaço antes e após parágrafo. Alinhamento do título e autores centralizado; alinhamento das afiliações, palavras-chave e agradecimentos à esquerda; alinhamento do resumo justificado.
  • O resumo deve conter:
Título: deve identificar com clareza a natureza do trabalho. Autores: nomes dos autores do trabalho, incluindo o(a) orientador(a). Máximo 10. Afiliações: nomes das instituições dos autores. Identificar por número. E-mail: e-mail do autor correspondente. Identificar por asterisco (*). Introdução: apresentar o assunto geral ou conceitos importantes para a compreensão da pesquisa. Apresentar o objetivo geral do estudo. Metodologia: descrever os materiais e os procedimentos empregados para a realização da pesquisa que o autor considerar necessários. Resultados: destacar os principais resultados obtidos na pesquisa. Conclusão: apresentar a finalização da ideia, alinhada ao objetivo e resultados da pesquisa. Palavras-chave: descritores que identifica a ideia do estudo. No máximo 5, separadas por ponto e vírgula (;). Agradecimentos: agradecimentos institucionais, formais a pesquisadores ou órgãos de fomento. Não havendo, pode ignorar.

  • Um modelo (template) editável de poster do evento está disponível na página da web do evento, conforme características abaixo:
  • Dimensões 80 x 120 cm.
  • Elementos obrigatórios: título, autores, afiliações, introdução, metodologia, resultados, conclusão.
  • Elementos opcionais: agradecimentos e financiamento, referências bibliográficas.
  • Recomendamos fortemente o uso de pouco texto no banner, dê preferência a imagens e/ou tabelas quando cabível.
  • Logomarcas das instituições envolvidas na pesquisa podem ser adicionadas no banner em local a definir pelos autores.

 

  • Não há um template de slides de apresentação para este evento, sendo livre para os autores. No entanto, algumas características devem ser seguidas:
  • Dimensões 16 x 9 cm.
  • Elementos obrigatórios: título, autores, afiliações, introdução, metodologia, resultados, conclusão.
  • Elementos opcionais: agradecimentos e financiamento, referências bibliográficas.
  • Recomendamos fortemente o uso de pouco texto nos slides, dê preferência a imagens e/ou tabelas quando cabível.

Atenciosamente,
Comissão Científica do V INOVATEC.

Caso não consiga fazer a submissão clique aqui

Data

30/05

2025

Horário

09:00 às 12:00 h

Localização

Sobre o curso

Descubra métodos práticos e estratégias de planejamento para desenvolver projetos de alto impacto e aumentar significativamente suas chances de sucesso na captação de recursos para inovação! Com a crescente concorrência pelos recursos de subvenção econômica, a qualidade na elaboração de propostas se tornou um diferencial competitivo. Projetos bem-sucedidos na captação se destacam pela solidez na intensidade de inovação, pelo alto grau de incerteza tecnológica e pela forte conexão com o ecossistema de inovação.Cada fonte de financiamento possui uma vocação estratégica. Instituições como Finep, Embrapii, BNDES e FAPDF disponibilizam editais e canais permanentes para receber propostas inovadoras, focadas em compartilhar o risco tecnológico e impulsionar avanços que elevam a produtividade setorial e solucionam desafios transversais com impacto direto na economia e na sociedade. Venha conhecer e elaborar uma proposta de valor para obter sucesso nos editais de fomento à inovação!

Currículo

Experiência de 20 anos como gestor de inovação atuando nos setores da indústria e serviços. Pesquisador Colaborador da Faculdade de Tecnologia da UNB, com passagens na coordenação do Laboratório de Inovação da Funpresp e na ABDI. Participação em bancas de avaliação de projetos e prêmios de inovação na Finep e ENAP. Consultor de empresas, elaborando planos de ação para a captação de recursos voltados à inovação e propostas aprovadas em Editais da Finep, CNPq, ABDI, MDIC e FAPDF. Mentor do Programa de Aceleração da Inovação – InovAtiva e do Programa de Aceleração de Startup da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação do Estado de Goiás.

Data

20 / 11

2025

Horário

08:00 às 18:00 h

Localização

Sobre o Curso

O curso teórico apresenta os conceitos da biópsia líquida, suas aplicações clínicas e potencial para revolucionar o diagnóstico e monitoramento de pacientes oncológicos. Exploraremos as bases biológicas, aspectos de amostragem pré-analíticos e analíticos, as principais tecnologias utilizadas, e os potenciais e limitações de diferentes ferramentas analíticas. É voltado para profissionais da saúde, pesquisadores e estudantes interessados em biotecnologia e oncologia.

Currículo

Professor da Universidade de Brasília, fundador e coordenador do Laboratório de Patologia Molecular do Câncer da Faculdade de Saúde e Medicina da UnB. Foi professor visitante no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center em NY, EUA e é pesquisador associado em biópsia líquida do Centro de Medicina de Precisão do Instituto do Câncer (JFCR) de Tokyo, Japão. Tem experiência na área de genética molecular, atuando principalmente na pesquisa de inovação em Epigenética do Câncer, Edição Gênica por CRISPR/Cas e Biópsia Líquida.

Data

26/04

2025

Horário

08:00 às 12:00 h

Localização

Sobre o curso

A pipetagem é uma técnica muito utilizada em todos os tipos de laboratórios, aplicada à medição e transferência de líquidos. Por ser rotineira, as vezes os profissionais e estudantes não dão a devida atenção, mas os erros pipetagem estão os principais problemas pré-analíticos e analíticos no laboratório, afetando a confiabilidade dos resultados. O curso apresenta informações técnicas e científicas sobre os tipos de pipetas, seus princípios de funcionamento, como escolher e manusear a pipeta corretamente para diferentes tipos de líquidos, aplicação da pipetagem direta e reversa e uma visão geral sobre os cuidados de limpeza, esterilização, armazenamento e calibração da micropipeta.

Currículo

Biomédica, Mestre em Biotecnologia e Doutora em Ciências Médicas, atua como professora no UDF, orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UnB e pesquisadora colaboradora no NuPMIA/UnB. Tem vasta experiência em técnicas laboratoriais aplicadas à biomedicina e biotecnologia, incluindo nanobiotecnologia, microbiologia, bioprospecção de moléculas, cromatografia, cultivo celular e experimentação animal. CEO da empresa de base tecnológica People&Science, é membro do Comitê de Ética em Pesquisa do UDF e membro pleno da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society.