Presidente executiva do evento
Atualmente é CEO da empresa de base tecnológica People&Science, professora nos cursos de Saúde e Ciências Biológicas do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e Pesquisadora colaboradora no Núcleo de Pesquisa em Morfologia e Imunologia Aplicada – NuPMIA/UnB. Doutora em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Especialista em MBA em Auditoria em Serviço de Saúde. Possui graduação em Bacharelado em Biomedicina pela UFPI. Possui formação técnica em Agroindústria pelo Instituto Federal do Maranhão. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Biomedicina e do Comitê de Ética em Pesquisa do UDF. Tem experiência no setor público e privado, nas áreas de bioprospecção de moléculas para aplicações em saúde, nanobiotecnologia, microbiologia, cromatografia, pesquisa pré-clínica e clínica.
A inovação em saúde não acontece isoladamente!
Ela nasce do encontro entre ideias, da troca entre diferentes setores e da busca coletiva por soluções que transformam vidas. Sob o tema “Inovações disruptivas para uma saúde inclusiva e sem fronteiras”, o VI Congresso Internacional de Inovação em Saúde e a IV Feira de Inovação Tecnológica do Distrito Federal consolidam-se como espaços essenciais para impulsionar novas tecnologias, aproximar ciência e sociedade e promover diálogos que impactam o presente e moldam o futuro.
Vivemos um momento em que a inovação precisa ir além da tecnologia — deve ser um meio para reduzir desigualdades, ampliar o acesso à saúde e conectar conhecimento e impacto real. Esse evento é a ponte entre o que já sabemos e o que ainda podemos transformar. Com uma programação diversa, que inclui palestras, minicursos, exposições tecnológicas, arte e debates sobre indústria, biotecnologia, terapêutica e diagnóstico, reunimos mentes brilhantes de diferentes setores para repensar caminhos e construir soluções.
Brasília será o epicentro dessa revolução na saúde, e você é parte fundamental dessa mudança.
Junte-se a nós e faça parte dessa transformação!
Aguardamos você em Brasília.
Presidente do evento
Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB), Sócio e co-fundador da empresa People&Science, Investigador Visitante da Universidade do Porto (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, I3s), professor e orientador dos Programas de Pós-graduação em Medicina Tropical do Núcleo de Medicina Tropical (NMT) e Ciências Médicas (PPGCM) da Faculdade de Medicina/UnB e sócio-fundador da Bioprospectum (UPTEC/Porto/PT). Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB), Doutor em Ciências Biológicas (Biologia Molecular/Bioquímica) pela Universidade de Brasília, Pós-Doutorado em Bioquímica pela EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia e Pós-doutorado (PDE/CNPq) pela Rede de Química Verde (REQUIMTE) na Universidade do Porto (Porto/Portugal). Foi pesquisador Visitante do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) através do projeto GMOSensor ligado ao Programa Europeu FP7 Marie Curie Grant (2015). Fundador e Editor-in-Chief (2018-2019) do periódico portugês Journal of Global Innovation (JGI). Tem experiência e desenvolve pesquisas nas áreas de Bioeconomia/Biotecnologia, Bionanotecnologia e Bioprospecção de biomoléculas para aplicações em Saúde e Meio Ambiente.
Presidente da comissão cientifica.
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo (2002) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2006). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, pesquisando principalmente nos seguintes temas: processos inflamatórios, macrófagos, mastócitos, neutrófilos, leishmaniose e hanseníase.
Bacharel em Ciências Biológicas, mestre e doutor em Ciências da Saúde (área: Parasitologia e Entomologia Médica) pela Universidade de Brasília (UnB). Professor associado da UnB lecionando na graduação (Parasitologia) e pós-graduação (PPG Medicina Tropical, PPG Zoologia e Especialização em Entomologia Médica). Coordenador do Laboratório de Parasitologia Médica e Biologia de Vetores da Faculdade de Medicina da UnB e do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical da UnB. Representante da Sociedade Brasileira de Parasitologia no DF.
Professora Adjunta da Universidade de Brasília, curso de Farmácia, núcleo de Análises Clínicas. Atualmente é coordenadora titular do Programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia em Saúde (UnB). Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Patologia Molecular pela Universidade de Brasília (2010). Especialista em Saúde Coletiva com Ênfase em Vigilância Sanitária (PUC-GO, 2012). Atua em projetos envolvendo polimorfismos genéticos, aspectos de Vigilância Sanitária e estudos não clínicos.
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1999). Doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia RENORBIO – Universidade Federal do Piauí (2016). Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Piauí (2011). Atualmente é Professor Adjunto de Farmacologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco do Colegiado Acadêmico de Medicina do Campus de Paulo Afonso – BA (CMED-PAV), Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biociências UNIVASF – Campus Petrolina na Área de Farmacologia da Dor e Inflamação, Docente permanente do Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial UNIVASF- Campus Petrolina. Desenvolve Projetos na área Extensão em Práticas Integrativas e Complementares: Plantas Medicinais e Fitoterapia. Desenvolve pesquisas relacionadas ao Uso Correto e Racional de Medicamentos.
É graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e possui Mestrado (2004) e Doutorado (2006) em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela mesma instituição. Realizou Pós-Doutorado na USP-Ribeirão Preto. É Professor Titular da UNIVASF, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (RENORBIO). Foi Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UNIVASF e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Semiárido. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM), é membro do CA-FR/CNPq e do iCEIS. Coordena projetos nas áreas de fitoterapia e produtos naturais, com colaborações nacionais e internacionais. Foi vencedor do Prêmio Otto Richard Gottlieb (2019) e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Graduado em Odontologia (UFPI/2004); Especializações em Periodontia (ABO/2008) e em Farmacologia (UFLA/2011); Mestrado em Farmacologia (UFPI/2012) e Doutorado em Biotecnologia (Área de Concentração: Biotecnologia em Saúde) pela RENORBIO (UFPI/2016). Possui experiência em docência, com ênfase nas áreas de: Periodontia, Microbiologia/Imunologia, Farmacologia e Terapêutica. Atua nas linhas de pesquisa de Nanotecnologia, Farmacologia de antimicrobianos (produtos naturais e agentes inorgânicos), Resistência antimicrobiana e Biomateriais e Biocompatibilidade. Professor Orientador do Programa de Pós-graduação (MESTRADO e DOUTORADO) em Odontologia da UFPI.
Sanitarista, Bioquímico e Matemático. Mestre e Doutor pela da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado no Instituto Butantan e Tropical and Public Health Institute (Suíça). É Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) e Full Member of The Scientific Research Honor Society – Sigma Xi. Em 2020, 2021, 2022 e 2023 foi incluído na lista dos cientistas mais destacados do mundo, segundo levantamento publicado pela Stanford University (EUA). É Líder/Fundador do Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas (NPDN). É Professor e Orientador na Universidade Guarulhos (UNG) e no Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Helmintologia, atuando principalmente no desenvolvimento de fármacos para o tratamento de verminoses.
Norberto Peporine Lopes é Farmacêutico, Mestre em Ciências Farmacêuticas, Doutor em Química pela USP e membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. Atualmente é Professor Titular da FCFRP-USP, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Produtos Naturais e Sintéticos e da Central de Espectrometria de Massas de Micromoléculas Orgânicas. Desenvolveu seu Pós-Doutoramento em Espectrometria de Massas de Produtos Naturais na Univeridade de Cambridge (UK) e atuou como Professor Convidado em Espectrometria de Massas na Universidade de Muenster. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador do Polo de Ribeirão Preto do INOVA-USP (Centro de Inovação da Universidade de São Paulo) e coordenador do NIDUS (Núcleo de Formação de Empresas e Empreendedores), primeira Residência em Inovação do país. É membro associado da Sociedade Brasileira de Ciências Farmacêuticas, da Sociedade de Espectrometria de Massas (BrMass), da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e da Sociedade Brasileira de Farmacognosia. Também é membro da American Chemical Society, Society for Medicinal Plant and Natural Product Research (GA) e Fellow da Royal Society Chemistry. Atua nas áreas de Química de Produtos Naturais e Espectrometria de Massas com ênfase em Ecologia Química.
Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em cálculos de estrutura eletrônica em materiais. Atualmente é professor no Instituto Federal da Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo. Professor Responsável pelas disciplinas de Física 1, Física 2, Física Geral, Ciência dos Materiais, Mecânica Vetorial e Física para o Ensino Médio.
Formou-se Bacharel em Ciências Biológicas pela UnB, Mestre em Biologia Molecular pela UnB e Doutor em Ciências pela UFRJ. Realizou Pós-Doutorado na área de Engenharia Genética no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade de Manchester (UK). Foi professor de Biologia Molecular e Engenharia Genética da Universidade de Brasília, onde foi chefe do Departamento de Biologia Celular e coordenador dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas e de Pós-Graduação em Biologia Molecular. Em colaboração com o Centro de Biotecnologia da UFRGS desenvolveu a tecnologia de produção de Taq DNA polimerase e em parceria com a BIOBRÁS – Bioquímica do Brasil S/A desenvolveu a tecnologia de produção de insulina humana por engenharia genética e fermentação bacteriana. Juntamente com pesquisadores da UFAM e FIOCRUZ, tem atuado no desenvolvimento e aplicação de metodologias de diagnóstico do SARS CoV-2 baseadas tanto em procedimentos imunológicos como de biologia molecular. Aposentou em 2017 como Professor Titular de Engenharia Genética do Departamento de Genética da UFAM, onde continua atuando até o momento como Pesquisador do CNPq e Professor Emérito.
Graduado em Farmácia-Bioquímica (1995), mestre em Química (2000) e doutor em Neurociências e Biologia Celular (2007), todos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-doutor pelo Instituto de Química de São Carlos-Universidade de São Paulo nas áreas de Química Quântica e Química Medicinal (2011-2013 e 2021-2023). Pesquisador Visitante no departamento de química e bioquímica da Brigham Young University (BYU/Provo-Utah/USA) na área de Síntese de Compostos Bioativos (2014-2016) associado ao Simmons Center for Cancer Research (SCCR/BYU). Professor de Química Farmacêutica e Química Medicinal na faculdade de farmácia do instituto de ciências da saúde da UFPA. Experiência em estudos e seleção de compostos bioativos da Amazônia e derivados fenólicos e heterocíclicos, aplicado às áreas de Tecnologia e Inovação Químico-Farmacêutica de Fármacos, Medicamentos, Cosméticos e Alimentos Funcionais, com ênfase em modificação molecular de moléculas bioativas, seleção de produtos naturais e insumos farmacêuticos bioativos. Coordenador do Núcleo de Estudos e Seleção de Moléculas Bioativas (NESBio). Desenvolveu mais de 25 protótipos de fármacos e produtos farmacêuticos com potencial aplicação como anti-inflamatório, analgésico, neuroprotetor, antimicrobiano e anticâncer. Membro dos programas de pós-graduação (PPG) em Química Medicinal e Modelagem Molecular; Biodiversidade e Biotecnologia; e Ciência e Tecnologia de Alimentos. Consultor científico da empresa Amazon Bioactives.
Doutora e Mestre em Implantodontia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Especialização em Prótese Dentária e Especialização em Saúde Coletiva pela Universidade Positivo. Atuou como representante do Conselho Federal de Odontologia (CFO) como membro da Câmara de Assessoramento Técnico (CAT) nas áreas de Terapias Celulares e como Membro Titular da Comissão Permanente em Biovigilância junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Atualmente é Diretora Administrativa e pesquisadora na empresa Curityba Biotech e Coordenadora do curso livre em Implantodontia na Universidade Positivo. É assessora técnica titular do CFO para os assuntos relativos a sangue, tecidos, células-tronco e derivados. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Medicina Regenerativa (agregados leucoplaquetários, células-tronco e biomateriais), atuando principalmente nos seguintes temas: implantodontia, células-tronco, medicina regenerativa e prótese, visando a promoção e o restabelecimento da saúde.
Actualmente se desempeña como Investigadora Independiente en el Instituto Patagónico para el Estudio de los Ecosistemas Continentales (IPEEC) y en el Centro Nacional Patagónico (CENPAT), ambos pertenecientes al CONICET, Argentina. Su especialidad es la Química Combinatoria de Péptidos, con un enfoque en la prospección, análisis, diseño y síntesis de péptidos bioactivos y sus derivados, explorando su potencial biotecnológico. Ha trabajado en la identificación de nuevos péptidos antimicrobianos, particularmente aquellos derivados de la piel de anfibios, y en su aplicación terapéutica. Además, ha colaborado en estudios sobre la actividad antiviral de péptidos sintéticos contra el SARS-CoV-2.
Investigador Científico Senior na Initiator Pharma A/S (Dinamarca). Professor Associado da Faculty of Health at Aarhus University na Dinamarca e Professor Assistente da Facultad de Ciencias Veterinarias da Universidad Central de Venezuela.
Currently, Dr. Eaton is an Instrument Scientist at The Bridge, School of Chemistry, University of Lincoln. His research focuses primarily on Atomic Force Microscopy (AFM) and its applications in the characterization of materials and biological systems. Dr. Eaton is the co-author of the book Atomic Force Microscopy, published by Oxford University Press, and has numerous publications in international scientific journals.
I hold a degree in Bacteriology from the Catholic University of Manizales (Colombia), revalidated as a Biomedicine degree by the Federal University of Goiás (Brazil). I also earned a Masters in Agricultural Microbiology from the Federal University of Lavras and a Ph.D. in Biological Sciences (Molecular Biology) from the University of Brasília. My expertise lies in agricultural microbiology, enzyme technology, and bioprospecting of microorganisms. I have conducted research on the purification and characterization of holocellulases secreted by filamentous fungi, as well as the characterization of multienzyme complexes. Following a postdoctoral stay at Embrapa Agroenergia, I served as a scientific research consultant at the Eliseu Alves Foundation/Embrapa Agroenergia and held teaching and coordination positions at the Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) and the Catholic University of Manizales. Currently, I am a scientific officer in microbiology at Airmid Health Group in Dublin, Ireland.
Graduado em Farmácia (1997-2002), mestre (2002-2004) e doutor (2004-2008) em Farmacologia Molecular pela Universidade de Brasília (UnB). Desde 2003, atua no Laboratório Sabin, em Brasília, onde foi Analista em Biologia Molecular (2003-2015), Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento (2015-2020) e atualmente é Coordenador do setor de Genômica (2020-presente). Também foi Pesquisador Associado na UnB (2010-2020). Possui 50 publicações, com 2105 citações, em revistas como New England Journal of Medicine, Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, Genes, Diagnostics e Forensic Science International: Genetics, focando em diagnóstico molecular, virologia, genômica e genética forense. Revisa para periódicos como Genes, Diagnostics, Viruses e outros. Registrado no ORCID (https://orcid.org/0000-0002-2136-3471), SciProfiles (556472), ResearcherID (G-6137-2012), Scopus (14119542200).
Descubra métodos práticos e estratégias de planejamento para desenvolver projetos de alto impacto e aumentar significativamente suas chances de sucesso na captação de recursos para inovação! Com a crescente concorrência pelos recursos de subvenção econômica, a qualidade na elaboração de propostas se tornou um diferencial competitivo. Projetos bem-sucedidos na captação se destacam pela solidez na intensidade de inovação, pelo alto grau de incerteza tecnológica e pela forte conexão com o ecossistema de inovação.Cada fonte de financiamento possui uma vocação estratégica. Instituições como Finep, Embrapii, BNDES e FAPDF disponibilizam editais e canais permanentes para receber propostas inovadoras, focadas em compartilhar o risco tecnológico e impulsionar avanços que elevam a produtividade setorial e solucionam desafios transversais com impacto direto na economia e na sociedade. Venha conhecer e elaborar uma proposta de valor para obter sucesso nos editais de fomento à inovação!
Experiência de 20 anos como gestor de inovação atuando nos setores da indústria e serviços. Pesquisador Colaborador da Faculdade de Tecnologia da UNB, com passagens na coordenação do Laboratório de Inovação da Funpresp e na ABDI. Participação em bancas de avaliação de projetos e prêmios de inovação na Finep e ENAP. Consultor de empresas, elaborando planos de ação para a captação de recursos voltados à inovação e propostas aprovadas em Editais da Finep, CNPq, ABDI, MDIC e FAPDF. Mentor do Programa de Aceleração da Inovação – InovAtiva e do Programa de Aceleração de Startup da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação do Estado de Goiás.
O curso teórico apresenta os conceitos da biópsia líquida, suas aplicações clínicas e potencial para revolucionar o diagnóstico e monitoramento de pacientes oncológicos. Exploraremos as bases biológicas, aspectos de amostragem pré-analíticos e analíticos, as principais tecnologias utilizadas, e os potenciais e limitações de diferentes ferramentas analíticas. É voltado para profissionais da saúde, pesquisadores e estudantes interessados em biotecnologia e oncologia.
Professor da Universidade de Brasília, fundador e coordenador do Laboratório de Patologia Molecular do Câncer da Faculdade de Saúde e Medicina da UnB. Foi professor visitante no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center em NY, EUA e é pesquisador associado em biópsia líquida do Centro de Medicina de Precisão do Instituto do Câncer (JFCR) de Tokyo, Japão. Tem experiência na área de genética molecular, atuando principalmente na pesquisa de inovação em Epigenética do Câncer, Edição Gênica por CRISPR/Cas e Biópsia Líquida.
A pipetagem é uma técnica muito utilizada em todos os tipos de laboratórios, aplicada à medição e transferência de líquidos. Por ser rotineira, as vezes os profissionais e estudantes não dão a devida atenção, mas os erros pipetagem estão os principais problemas pré-analíticos e analíticos no laboratório, afetando a confiabilidade dos resultados. O curso apresenta informações técnicas e científicas sobre os tipos de pipetas, seus princípios de funcionamento, como escolher e manusear a pipeta corretamente para diferentes tipos de líquidos, aplicação da pipetagem direta e reversa e uma visão geral sobre os cuidados de limpeza, esterilização, armazenamento e calibração da micropipeta.
Biomédica, Mestre em Biotecnologia e Doutora em Ciências Médicas, atua como professora no UDF, orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UnB e pesquisadora colaboradora no NuPMIA/UnB. Tem vasta experiência em técnicas laboratoriais aplicadas à biomedicina e biotecnologia, incluindo nanobiotecnologia, microbiologia, bioprospecção de moléculas, cromatografia, cultivo celular e experimentação animal. CEO da empresa de base tecnológica People&Science, é membro do Comitê de Ética em Pesquisa do UDF e membro pleno da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society.