Inovatec

Exposição de arte e ciência

Convocatória para Artistas:

Mostra "ARTE E SAÚDE MENTAL: DIÁLOGOS ENTRE EMOÇÃO E EXPRESSÃO"

O VI INOVATEC convida artistas a enviarem seus trabalhos para a seleção da exposição de artes “Arte e saúde mental: diálogos entre emoção e expressão”, uma mostra dedicada à interseção entre arte e ciência.

A exposição “Arte e saúde mental: diálogos entre emoção e expressão”, integrada ao VI INOVATEC 2025, representa uma convergência vital entre arte e ciência, dissolvendo fronteiras disciplinares para ampliar a compreensão humana. Ao unir criatividade artística e rigor científico, a mostra não só estimula a reflexão sobre as intersecções entre essas formas de conhecimento, mas também desafia visões convencionais, promovendo uma abordagem inovadora e multidisciplinar para questões complexas da saúde mental. A arte emerge como ferramenta terapêutica e transformadora, capacitando a expressão de emoções muitas vezes indizíveis e contribuindo para a desestigmatização de transtornos psicológicos. Inserida em um contexto de inovação em saúde, a exposição reforça a importância de unir tecnologia, ciência e humanização, destacando a arte como agente de bem-estar e empatia, além de inspirar colaborações que impulsionem tanto o avanço cultural quanto científico da sociedade.

  • Explorar as conexões entre arte e saúde mental, destacando como a criação artística facilita a expressão emocional, o autoconhecimento e o bem-estar psicológico.

  •  Ao promover a convergência entre arte e ciência, esta exposição busca criar uma comunidade que valorize essa interação fundamental, incentivando trabalhos que explorem tanto a estética da descoberta científica quanto a tradução criativa de conceitos complexos em linguagem artística acessível. Simultaneamente, visa fomentar o diálogo sobre a arte como recurso terapêutico, sensibilizando profissionais da saúde e o público geral sobre seu potencial inovador no cuidado em saúde mental, enquanto utiliza a expressão artística como ferramenta para desestigmatizar questões psicológicas, integrando assim reflexões éticas, sociais e científicas em uma abordagem humanizada e transformadora.
    •       Podem participar artistas maiores de 18 anos.
    •       Serão aceitas propostas de trabalhos em meios digitais como fotografia, vídeo, animação, web arte, pintura digital, escultura digital, ilustrações, arte sonora, entre outras.

            As obras devem dialogar com o tema proposto, investigando as interações entre arte e saúde mental e abordar questões como expressão emocional, ressignificação de vivências, terapias artísticas ou inovação em saúde mental.

  •      Período para envio: 18/08 a 12/09/2025.

            O formulário de inscrição abrange:
    – Informações pessoais para cadastro (nome, CPF, UF, e-mail, telefone, rede social/website);
    – Breve descrição de currículo (até 500 caracteres);
    – Descrição técnica (nome, dimensão/duração, técnicas e materiais utilizados, ano de produção), conceito artístico das obras propostas para exposição e upload de imagem da obra (formato jpg, jpeg ou pdf; renomeada como obra 1, 2 ou 3).

  • A seleção de até 20 trabalhos será realizada por uma comissão curatorial composta por especialistas no circuito das artes.
  • A seleção da obra para exposição na Mostra não implica em qualquer tipo de pagamento, premiação ou remuneração ao artista inscrito, sendo a participação de caráter voluntário e institucional.
  • Os trabalhos selecionados farão parte da exposição que ocorrerá de 21 a 23 de novembro de 2025, durante o VI INOVATEC em Brasília -DF.
  • Será disponibilizada a infraestrutura física necessária para a montagem e apoio à exposição das obras selecionadas, de acordo com as especificidades previamente informadas por cada artista.
  • O resultado da seleção será comunicado por e-mail, no website do VI INOVATEC (www.inovatecdf.com.br) e nas redes sociais do evento no dia 30/09/2025.
  • Após selecionados, os artistas serão contactados para assinar o termo de autorização de exibição e deverão enviar os trabalhos até o dia 30/10/2025, conforme instruções que serão encaminhadas por e-mail.
  • Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail inovatec.saudedf@gmail.com, que serão respondidas até o penúltimo dia de inscrição da Mostra (11/09/2024).
  • A mostra valoriza a interdisciplinaridade entre arte, ciência e saúde.
  • Visa humanizar a inovação em saúde, indo além da tecnologia convencional.
  • As obras devem provocar reflexão sobre emoção, expressão e saúde mental.

Se você é artista e seu trabalho aborda essas questões, esta é uma ótima oportunidade para expor suas criações em um evento que une arte, ciência e inovação! Atenciosamente,
Manuela Leite (Curadora) e Comissão Organizadora do VI INOVATEC.

Data

30/08

2025

Horário

08:00 às 12:00 h

Curso teórico

Horário

08:00 às 18:00 h

Curso teórico-prático

Localização

Sala interação, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT-UnB), Asa Norte, Brasília-DF.

Sobre o curso

O minicurso aborda os principais aspectos da prevenção e tratamento de feridas, desde o estudo da anatomia e fisiologia da pele, processos fisiológicos de cicatrização e conceitos e classificação de feridas, com ênfase na avaliação clínica e no uso de curativos tradicionais e tecnológicos conforme diretrizes nacionais e internacionais. Os participantes podem optar entre duas modalidades de inscrição:

🔹 Curso Teórico (30/08 | 08:00 – 12:00 h)
🔹 Curso Completo Teórico-Prático (30/08 | 08:00 – 18:00 h)

O curso completo inclui aulas expositivas dialogadas com recursos audiovisuais; oficinas práticas com simuladores de feridas, realização de avaliação, limpeza e aplicação de diferentes tipos de curativos utilizados no SUS em modelos simulados; discussão de casos clínicos reais nos diferentes níveis de atenção à saúde, com base em evidências científicas.

Professores

Dra. Marcella Lemos Brettas Carneiro

Currículo: Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB), especialista em Nanobiotecnologia aplicada ao tratamento de feridas. Possui graduação e mestrado em Ciências Biológicas (UFG), doutorado em Biologia Molecular e pós-doutorado em Nanobiotecnologia (UnB).Desenvolve pesquisas em biocompatibilidade e eficácia terapêutica de nanomateriais, com foco em cicatrização e medicina regenerativa. É bolsista de Produtividade em Inovação do CNPq e autora de publicações em periódicos de alto impacto.

Me. Luzia Sousa Ferreira

Currículo: Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB, com formação em Enfermagem e residência em Saúde do Adulto e do Idoso. Possui especialização em UTI adulto e cardiológico. Atua como professora e coordenadora do curso de Enfermagem no UNIDESC. Tem experiência em pesquisa com dispositivos médicos, biomateriais à base de látex, feridas e câncer hepático.

Esp. Josivan da Costa Sousa

Currículo: Especialista em Saúde da Família, Saúde do Idoso e Gerontologia pela FETAC e bacharel em Enfermagem pela FACIPLAC. Atua como professor do curso de Enfermagem no UNIDESC e é servidor efetivo da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

Esp. Kauê Antunes Pinto

Currículo: Bacharel em Enfermagem pelo UNIDESC, com MBA em Gestão da Saúde e especializações em andamento em UTI e Auditoria em Enfermagem. Atua como enfermeiro na UTI do Hospital Santa Lúcia Gama e como preceptor de estágios pelo UNIDESC. Possui experiência avançada em lesões cutâneas e curativos.

Professores

Dr. Guilherme Brand

Currículo: Professor Adjunto no Instituto de Química da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Bioquímica e Biofísica, com ênfase em Espectrometria de Massa (MALDI, EsI, LC/MS), Cromatografia Líquida, Calorimetria de Titulação (ITC) e de Varredura (DSC), Dicroísmo Circular (CD) e Ressonância de Plasmons de Superfície (Biacore) além de Síntese de Peptídeos em Fase-Sólida (SPPS). 

Dr. Daniel Moreira

Currículo: Desde 2016 ocupa o cargo de Biólogo na Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. Sua linha de trabalho principal investiga o papel e os mecanismos subjacentes do metabolismo redox e prospecção de compostos bioativos.

Me. Wanessa Felix

Currículo: Bacharel em Química com Mestrado em Patologia Molecular. Técnica de Laboratório do Núcleo de Pesquisa em Morfologia e Imunologia Aplicada da Universidade de Brasília (NuPMIA-UnB). Tem experiência na área de síntese e caracterização de peptídeos e peptídeos miméticos

Dra. Andreanne Vasconcelos

Currículo: Biomédica com Doutorado em Ciências Médicas. Professora de Biologia Celular e Tecidual no UDF, Professora na Pós-Graduação em Ciências Médicas da UnB e CEO da People&Science Pesquisa Desenvolvimento e Inovação Ltda.

Dr. José Roberto Leite

Currículo: Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. Tem experiência de ensino nas disciplinas de Morfologia e Bioquímica na FM-UnB e atua nas linhas de pesquisa de Biotecnologia. 

Professores

Dr. Amílcar Damazo

Currículo: Professor Titular da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, pesquisando principalmente nos seguintes temas: processos inflamatórios, macrófagos, mastócitos, neutrófilos, leishmaniose e hanseníase.

Me. Maria da Glória da Silva

Currículo: Técnica do Laboratório de Técnicas Histológicas da Faculdade de Medicina da UnB. Mestre em Ciências Médicas e Doutoranda em Medicina Tropical.

Data

13 e 14/09

2025

Horário

09:00 às 18:00 h

Localização

Núcleo de Pesquisa em Morfologia e Imunologia Aplicada, Faculdade de Medicina, Universidade de Brasília (NuPMIA-FM-UnB), Asa Norte, Brasília-DF.

Sobre o curso

A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE, do inglês High Performance Liquid Chromatography – HPLC) é uma técnica físico-química avançada de separação de moléculas em solução, muito empregada nas indústrias química, farmacêutica, cosmética, alimentícia, refinaria, bem como em análises clínicas, ambientais, forenses e em pesquisa científica de substâncias bioativas

O curso abordará os conceitos fundamentais da técnica e suas aplicações, envolverá análises auxiliares à técnica de CLAE, montagem de métodos analíticos e preparativos em CLAE, troubleshooting e análise crítica dos resultados. Nesta edição, serão abordados também tópicos especiais de Espectrometria de Massas. Além disso, oferecerá uma experiência prática no Laboratório de Anatomia Molecular e Nanomedicina do Núcleo de Pesquisa em Morfologia e Imunologia Aplicada, da Faculdade de Medicina, da Universidade de Brasília (NuPMIA/FM-UnB). A aula teórica será online síncrona e as aulas práticas serão presenciais no NuPMIA-FM-UnB. 

Conteúdo programático: I- Compreendendo a cromatografia: conceitos em CLAE; II – Cromatografia Líquida e Cromatografia Gasosa acopladas a Espectrometria de Massas: princípio e aplicações; III- CLAE aplicada à pesquisa científica, toxicologia e ciência forense; IV- Prática: Iniciação ao uso do cromatógrafo; V- Prática: LC-MS; VI- Prática: Modo preparativo em CLAE; VII- Prática: troubleshooting, exportação de dados e interpretação de cromatogramas. 

Invista em sua qualificação, aprendizado e experiência com técnicas avançadas.

Data

16/08

2025

Horário

09:00 às 18:00 h

Localização

Núcleo de Pesquisa em Morfologia e Imunologia Aplicada, Faculdade de Medicina, Universidade de Brasília (NuPMIA-FM-UnB), Asa Norte, Brasília-DF.

Sobre o curso

Histologia é a Ciência que estuda os tecidos biológicos. O curso permitirá ao aluno a obtenção de amplo conhecimento nas principais técnicas em histologia, aplicando-as no dia-a-dia de um hospital, laboratório clínico e laboratório de pesquisa. 

O curso oferecerá uma experiência prática no Laboratório de Técnicas Histológicas do Núcleo de Pesquisa em Morfologia e Imunologia Aplicada, da Faculdade de Medicina, da Universidade de Brasília (NuPMIA/FM-UnB). As aulas teóricas e práticas serão presenciais no NuPMIA-FM-UnB. 

Conteúdo programático: I- Introdução às técnicas histológicas: processamento e técnicas de histoquímica e Imunohistoquímica; II- Prática: Processamento histológico: da obtenção do material biológico ao emblocamento; III- Prática: Processamento histológico: da microtomia à coloração e montagem de lâminas; IV- Prática: Análise histopatológica e tópicos de morfometria. 

Invista em sua qualificação, aprendizado e experiência com técnicas avançadas.

Data

20 / 11

2025

Horário

09:00 às 12:00 h

Localização

Sala interação, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT-UnB), Asa Norte, Brasília-DF.

Sobre o curso

Descubra métodos práticos e estratégias de planejamento para desenvolver projetos de alto impacto e aumentar significativamente suas chances de sucesso na captação de recursos para inovação! Com a crescente concorrência pelos recursos de subvenção econômica, a qualidade na elaboração de propostas se tornou um diferencial competitivo. Projetos bem-sucedidos na captação se destacam pela solidez na intensidade de inovação, pelo alto grau de incerteza tecnológica e pela forte conexão com o ecossistema de inovação.Cada fonte de financiamento possui uma vocação estratégica. Instituições como Finep, Embrapii, BNDES e FAPDF disponibilizam editais e canais permanentes para receber propostas inovadoras, focadas em compartilhar o risco tecnológico e impulsionar avanços que elevam a produtividade setorial e solucionam desafios transversais com impacto direto na economia e na sociedade. Venha conhecer e elaborar uma proposta de valor para obter sucesso nos editais de fomento à inovação!

Currículo

Experiência de 20 anos como gestor de inovação atuando nos setores da indústria e serviços. Pesquisador Colaborador da Faculdade de Tecnologia da UNB, com passagens na coordenação do Laboratório de Inovação da Funpresp e na ABDI. Participação em bancas de avaliação de projetos e prêmios de inovação na Finep e ENAP. Consultor de empresas, elaborando planos de ação para a captação de recursos voltados à inovação e propostas aprovadas em Editais da Finep, CNPq, ABDI, MDIC e FAPDF. Mentor do Programa de Aceleração da Inovação – InovAtiva e do Programa de Aceleração de Startup da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação do Estado de Goiás.

Data

20 / 11

2025

Horário

08:00 às 18:00 h

Localização

Laboratório de Patologia Molecular do Câncer, Faculdade de Medicina, Universidade de Brasília (UnB), Asa Norte, Brasília-DF.

Sobre o Curso

O curso teórico apresenta os conceitos da biópsia líquida, suas aplicações clínicas e potencial para revolucionar o diagnóstico e monitoramento de pacientes oncológicos. Exploraremos as bases biológicas, aspectos de amostragem pré-analíticos e analíticos, as principais tecnologias utilizadas, e os potenciais e limitações de diferentes ferramentas analíticas. É voltado para profissionais da saúde, pesquisadores e estudantes interessados em biotecnologia e oncologia.

Currículo

Professor da Universidade de Brasília, fundador e coordenador do Laboratório de Patologia Molecular do Câncer da Faculdade de Saúde e Medicina da UnB. Foi professor visitante no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center em NY, EUA e é pesquisador associado em biópsia líquida do Centro de Medicina de Precisão do Instituto do Câncer (JFCR) de Tokyo, Japão. Tem experiência na área de genética molecular, atuando principalmente na pesquisa de inovação em Epigenética do Câncer, Edição Gênica por CRISPR/Cas e Biópsia Líquida.

Data

26/04

2025

Horário

08:00 às 12:00 h

Localização

Núcleo de Pesquisa em Morfologia e Imunologia Aplicada, Faculdade de Medicina, Universidade de Brasília (NuPMIA-FM-UnB), Asa Norte, Brasília-DF.

Sobre o curso

A pipetagem é uma técnica muito utilizada em todos os tipos de laboratórios, aplicada à medição e transferência de líquidos. Por ser rotineira, as vezes os profissionais e estudantes não dão a devida atenção, mas os erros pipetagem estão os principais problemas pré-analíticos e analíticos no laboratório, afetando a confiabilidade dos resultados. O curso apresenta informações técnicas e científicas sobre os tipos de pipetas, seus princípios de funcionamento, como escolher e manusear a pipeta corretamente para diferentes tipos de líquidos, aplicação da pipetagem direta e reversa e uma visão geral sobre os cuidados de limpeza, esterilização, armazenamento e calibração da micropipeta.

Currículo

Biomédica, Mestre em Biotecnologia e Doutora em Ciências Médicas, atua como professora no UDF, orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UnB e pesquisadora colaboradora no NuPMIA/UnB. Tem vasta experiência em técnicas laboratoriais aplicadas à biomedicina e biotecnologia, incluindo nanobiotecnologia, microbiologia, bioprospecção de moléculas, cromatografia, cultivo celular e experimentação animal. CEO da empresa de base tecnológica People&Science, é membro do Comitê de Ética em Pesquisa do UDF e membro pleno da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society.